top of page

Atenção!!! Arquivo Zipado! Para celular, baixar descompactador ZIP. Computadores baixam automáticamente. Clique na imagem para acessar mais obras online.

O termo Auto ajuda pode designar qualquer caso onde um indivíduo ou um grupo, como um grupo de apoio, procuram se aprimorar de forma econômica, espiritual, intelectual ou emocional. Também costuma ser aplicado como uma panaceia em EducaçãoNegócios e Psicologia, propagandeada através do lucrativo ramo editorial de livros sobre o assunto.

Antes que um movimento social em qualquer grupo cultural atinja dimensões consideráveis, tradição, experiência e reconhecimento, ele se submete a fase de autoajuda do desenvolvimento como grupo. Quando qualquer grupo social alcança um certo número de adeptos (cerca de 80 membros), o padrão com humanos adultos parece ser o de haver o desenvolvimento de uma "facção" de autoajuda que pode, eventualmente, se desagregar (ou separar-se) do grupo original. Grandes grupos que competem frequentemente, podem tentar repudiar ou minimizar o grupo que se separou, descrevendo-o como grupo de "autoajuda" já que a sua experiência supostamente não é tão significante nem verdadeira como a do grupo mais antigo.

O conceito de autoajuda também encontrou um lugar em gêneros mais expansivos. Para muitas pessoas, a autoajuda passou a ser uma maneira de reduzir custos, especialmente em questões legais, com serviços de autoajuda disponíveis para auxílio nas causas rotineiras, desde processos domésticos até ações sobre direitos autorais. No mercado, as tendências relacionadas à autoajuda resultaram, nos últimos anos, nos sistemas de pagamentos automatizados. Bombas de gasolina de "autoajuda" (self-service ou autosserviço, como é conhecido esse sistema no Brasil) substituíram as bombas que necessitavam de um funcionário nos Estados Unidos, durante os últimos anos do século XX.

51CTDO+gVGL.jpg
bottom of page